O Saque Aniversário FGTS é um programa que permite sacar parte do seu FGTS uma vez por ano, no mês do seu aniversário. O saque aniversário do FGTS é opcional, caso tenha interesse, tem que aderir ao programa até o mês do seu aniversário.
Quando você adere ao programa, tem o direito de sacar uma parte do seu FGTS no mês do seu aniversário. O valor do saque depende do saldo que o trabalhador tem na conta do FGTS.
Pela regra vigente do saque aniversário do FGTS, se for desligado da empresa não terá o direito de sacar o valor total do FGTS. Poderá sacar somente o valor da multa rescisória. O restante do saldo ficará bloqueado até o próximo saque aniversário.
Quais são as vantagens do Saque Aniversário FGTS?
Uma das principais vantagens do Saque Aniversário FGTS é que ele permite que o trabalhador tenha acesso a parte do seu dinheiro de forma mais flexível, sem precisar esperar por uma demissão ou por uma situação de emergência.
Além disso, o dinheiro pode ser utilizado para diferentes finalidades, como pagar dívidas, investir em um negócio próprio ou até mesmo realizar uma viagem.
O valor do saque aniversário FGTS, tem como base o saldo disponível na conta. Uma porcentagem é aplicada no saldo total do FGTS para obter o valor de saque e também poderá haver uma parcela adicional, em alguns casos.
Veja, a tabela que define os valores para saque.
- Saldo Alíquota Parcela Adicional
- 500,00 50% –
- 500,00 a 1.000,00 40% 50,00
- 1.000,00 a 5.000,00 30% 150,00
- 5.000,00 a 10.000,00 20% 650,00
- 10.000,00 a 15.000,00 15% 1.150,00
- 15.000,00 a 20.000,00 10% 1.900,00
- acima de 20.000,00 5% 2.900,00
Desse modo, o trabalhador que optou pelo saque aniversário receberá a porcentagem sobre o saldo disponível, mais a parcela adicional.
Quais são as desvantagens do Saque Aniversário FGTS?
Uma das desvantagens do Saque Aniversário FGTS é que, ao optar por essa modalidade, o trabalhador abre mão do direito de sacar todo o saldo do FGTS em caso de demissão sem justa causa.
Quem recebe o saque-aniversário do FGTS pode sacar apenas o valor da multa rescisória de 40%. O restante do saldo fica bloqueado, podendo ser sacado apenas nos próximos saques aniversários.
Além disso, outra desvantagem é que, se o trabalhador optar pelo Saque Aniversário FGTS e depois mudar de ideia, ele só poderá voltar à modalidade de saque-rescisão após um período de dois anos.
Como aderir ao Saque Aniversário FGTS?
Para aderir ao Saque Aniversário FGTS, o trabalhador deve acessar o site da Caixa Econômica Federal e fazer a opção pelo programa ou fazer diretamente pelo celular baixando o aplicativo FGTS que está disponível para aparelhos IOS e Android.
Logo após, abre o app, faça o cadastro e acesse a sua conta com o seu CPF e senha. Depois, clique na opção Saque Aniversário do FGTS, leia as informações do termo de adesão. E se estiver de acordo clique no campo “li e aceito os termos e condições”. Depois, clica em “Optar pelo Saque-aniversário” para aderir.
O saque aniversário está disponível para todos os trabalhadores brasileiros que possuem carteira assinada e tem conta aberta no Fundo de Garantia, podendo assim, aderir a esta modalidade.
Gostou do nosso conteúdo? Espero ter ajudado e compartilhe com parentes e amigos o link deste artigo.
E não esqueça de acompanhar nosso site cuidandodefinancas.com sempre com várias dicas, benefícios e notícias do mundo de finanças.